Entenda como funciona uma administradora de imóveis

0 Comentários
Como funciona o processo de administração de imóveis? O que os proprietários podem esperar desse serviço? Saiba mais aqui.

Uma administradora de imóveis oferece vários tipos de serviços para proprietários que desejam delegar o cuidado de seu patrimônio para terceiros, visando maior segurança, eficiência, profissionalismo e comodidade. As administradoras imobiliárias oferecem uma espécie de acompanhamento e consultoria profissional no ramo imobiliário, além de se responsabilizarem pela realização e averiguação de todos os trâmites e negociações em relação ao bem administrado.

O que faz uma administradora imobiliária?
É papel da administradora também prestar ao cliente todas as orientações administrativas e jurídicas que poderão ocorrer em decorrência da prestação de serviço. Nesse caso, o administrador imobiliário atua em negociações de aluguel, também intermediando e servindo como uma ponte entre locadores e locatários, garantindo a segurança e a satisfação de ambas as partes. O profissional especializado precisa ter registro junto ao Creci local, e ainda precisa estar sempre se atualizando em relação à legislação vigente, conhecendo a fundo os parâmetros da Lei do Inquilinato. Outra atribuição do administrador se refere à necessidade de ter em vista as transformações e alterações do mercado imobiliário regional e nacional, praticando preços justos tanto em relação aos alugueis cobrados quanto em relação ao valor do seu próprio trabalho.

Vantagens e atribuições
Na hora de se contratar uma administradora de imóveis, o proprietário poderá contar com uma série de vantagens e benefícios como:
     Divulgação do imóvel disponível para locação. Para isso, a corretora pode criar anúncios em jornais e sites, além de buscar interessados em seu cadastro de possíveis locatários.

     A administradora também tem como atribuição o envio ao proprietário de constantes informações sobre o andamento da negociação e da administração da locação por meio de boletos regulares, recibos referentes ao pagamento de aluguéis e demais taxas e documentos em geral.

     Elaboração dos contratos de locação e trâmites burocráticos, que deverão levar em conta as necessidades do proprietário e as especificidades do imóvel, em consonância com as regras da Lei do Inquilinato.

     É responsabilidade da administradora a realização da vistoria do imóvel no começo e no final de um contrato de locação, a fim de assegurar o bom estado de conservação e o pagamento por possíveis danos à propriedade.

     A administradora deverá também zelar para que não haja atrasos ou inadimplência, tanto no pagamento de alugueis quanto de demais taxas, a fim de não haver prejuízos ao proprietário.

     Em caso de maiores problemas, algumas corretoras se propõem a arcar com possíveis despesas judiciais e ainda prestam assessoria jurídica preventiva gratuita.

Algumas administradoras, a exemplo da RioKasa, ainda oferecem uma espécie de seguro, em que os valores referentes ao aluguel, condomínio e IPTU são depositados impreterivelmente na conta do proprietário, garantindo o recebimento, mesmo em casos de inadimplência ou atraso.

Administração de carteiras
Também é cada vez maior a quantidade de pessoas que decidem investir em imóveis. Empresas de diversos ramos também podem investir na compra e locação de imóveis como um tipo de fundo de investimento. Nesse caso, é muito importante contratar os serviços de uma administração de carteiras imobiliárias, que vão garantir a eficiência, a organização e a rentabilidade dos lucros obtidos.
Engana-se ainda quem pensa que a administração de carteiras de imóveis se resume apenas à cobrança de alugueis que serão repassados aos proprietários. Administradoras profissionais e reconhecidas como a RioKasa oferecem um gerenciamento personalizado e eficiente de grandes carteiras de imóveis e patrimônios. É importante buscar empresas de qualidade para garantir a segurança e o retorno dos investimentos, pois a administradora irá agir como uma espécie de procuradora dos proprietários. Dentre outras atribuições, ela irá gerenciar contratos de locação, além de pagar impostos cobrados sobre os imóveis e irá repassar os pagamentos efetuados dos aluguéis aos locadores. Antes de contratar a administradora, é importante verificar também os custos administrativos, pois se os valores operacionais forem muito altos, terceirizar essa administração pode não valer tanto a pena e reduzir a rentabilidade e retorno do investimento.
Sobre a RioKasa
A RioKasa possui 26 anos de atividade no setor de administração e locação de imóveis no Rio de Janeiro. Atualmente, possuímos com uma carteira de administração com mais de 1800 imóveis. Nossos profissionais são altamente especializados e preocupados sempre com a total satisfação de nossos clientes, tanto proprietários quanto inquilinos. A RioKasa possui certificação no Sistema COFECI-CRECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), no Secovi RIO Sindicato de Habitação e na ABADI (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis). Nossa sede está localizada no Centro do Rio de Janeiro e possuímos também uma filial no bairro da Barra da Tijuca. Prestamos atendimento presencial e por telefone por meio de nossa Central de Atendimento (2221-7232).





Se inspire ainda mais

Nenhum comentário: