10 ideias de decoração e dicas de como decorar a sala de estar

1 Comentários
A sala é o ambiente da casa em que mais transitamos e merece uma decoração aconchegante, mas sem perder a alegria e personalidade dos moradores da casa, não é?  

Desde que nos mudamos estamos em busca de decorar a sala de estar, para deixá-la com um ar mais aconchegante e alegre ~vamos mostrar em breve aqui no blog~.

O nosso apê é super iluminado e tem espaço útil que quero aproveitar o máximo que puder, e por isso quero compartilhar com vocês alguns achados maravilhosos, são salas de estar modernas e aconchegantes que tem tudo a ver com a gente...

São ideias lindas e inspiradoras para decorar a sala e tem para todos os gostos, vamos conferir?

Projeto Ev Viva
Projeto Lorena Couto

Projeto Da.hora

Projeto SAA_SHIEH ARQUITETOS ASSOCIADOS
projeto AMIS ARQUITETURA & DESIGN

AMIS ARQUITETURA & DESIGN

Projeto Now Arquitetura e Interiores

Projeto Rodrigo Mais Arquitetura

Studio RO+CA
Projeto Rodrigo Maia Arquitetura

Dicas sobre como decorar uma sala de estar:
Se queremos decorar a nossa sala, devemos entender que o mobiliário na maioria dos casos não é fácil de mudar, por isso  é necessário se pensar no futuro, nas consequências que a aquisição de certos móveis podem acarretar no futuro. O nosso conselho: invista no clássico! Usando mobiliário básico, podemos facilmente adaptar a nossa sala para que esta esteja sempre atualizada. Antes de começar a procurar o mobiliário adequado, é preciso levar em consideração, as caraterísticas da sala de estar. É um espaço grande ou pequeno? É iluminada ou escura? O resto da decoração é simples ou ornamentada? Ao responder a estas questões, obterá uma imagem mais clara do tipo de mobiliário que a sua sala de estar requer.

Salas de estar campestres
Tecidos suaves, cores creme e padrões clássicos – O estilo campestre respira conforto. O elemento mais importante deste estilo é a madeira, sem dúvida. Não importa se estamos perante uma mesa de centro ou um aparador – a madeira não pode faltar em nenhuma sala de estar de estilo campestre. Em termos de decoração, os pequenos detalhes desempenham um papel importante: desde a almofada estampada, aos quadros até às velas.
Salas de estar minimalistas
Linhas direitas e cores simples. Em uma sala de estar minimalista, o mobiliário deve ser reduzido ao essencial. Fiel ao lema menos é mais, se deve verificar de vez em quando se é necessário reorganizar os elementos decorativos. Dessa maneira, é importante deixar espaço suficiente para a arrumação; quanto mais integrado e funcional, mais fácil será organizá-lo. Quanto ao chão, teto e paredes, deve sempre permitir a sobra espaço para realçar o concreto e o vidro.

Salas de estar clássicas
Uma sala de estar clássica tem um padrão de design elegante e intemporal. Em vez de cores chamativas nas suas paredes ou peças de mobiliário pouco comuns, esse estilo pede peças clássicas e simples. A combinação típica consiste em uma mistura de tons pretos e brancos e de várias tonalidades de cinza. Isto porque, quando se criam salas de estar clássicas, o objetivo é criar uma sensação de harmonia, que só é alcançada quando se consegue uma interação entre o chão, a cor das paredes, os móveis e os elementos decorativos.
Salas de estar ecléticas
Para quem considera a decoração simples pouco atraente com o tempo, o ideal é optar por uma sala de estar eclética. Não há limites no que diz respeito a cores, formas e padrões, a imaginação não tem limites. Para utilizar o estilo eclético em uma sala de estar é altamente recomendável que não se tenha aversões a inconsistências de estilos. Por outro lado, a mistura de cores e padrões são mais que bem vindas. Um tapete étnico ao lado de um sofá Chesterfield ou uma parede com grafite atrás de um sofá xadrez – porque não? No conceito eclético há apenas uma regra de estilo: é permitido aplicar tudo o que gostamos – quanto mais colorido e chamativo, melhor!

Salas de estar rústicas
Se tivermos que descrever o estilo rústico em duas palavras, seria: sem luxos. A madeira é o elemento mais importante e assim é essencial em todos os detalhes, desde sua projeção a decoração de salas rústicas. Com móveis rústicos se cria um ambiente mais acolhedor e sem complicações. Desta forma, se deve ser prudente ao utilizar elementos decorativo – a funcionalidade deve ser a prioridade.

Salas de estar modernas
As salas de estar modernas são as que seguem as últimas tendências. Se optarmos por uma sala moderna, temos de aceitar e levar em conta a mudança ao passar do tempo, não só a nível de gosto pessoal, mas também de variações nas tendências de decoração. Para ter uma sala de estar que se adapte às últimas tendências, é aconselhável apostar em linhas clássicas e ir alterando aspectos parciais como o papel de parede, o tapete ou fotografias da parede e etc.

Salas de estilo industrial
Para se projetar  salas de estar de estilo industrial, se deve levar em conta certas condições básicas, como uma planta plana e aberta – no melhor das hipóteses, um loft ou uma antiga fábrica. Os materiais mais caraterísticos são o tijolo e o cimento, mas também o uso do branco, preto e cinza. Geralmente, o estilo industrial é frio e simples, mas pode-se atenuar esse fato com o uso de tapetes, almofadas, cortinas e outros elementos decorativos.

Salas de estar escandinavas
O design otimizado é o epítome da Escandinávia. Uma sala de estar estar escandinava é marcada pelo uso do branco e por todos os tons de cores pastel, mas também pela presença de formas geométricas e da madeira no seu estado natural. O estilo escandinavo sugere uma decoração delicada e tons suaves em suas paredes e elementos decorativos. O ideal é evitar uma mistura de outros estilos em um ambiente de decoração predominantemente escandinava.

Salas mediterrâneas
Quando se pensa em uma sala mediterrânea, a primeira coisa que nos vem imediatamente à cabeça é pavimentos em terracota e combinações de diferentes tons e texturas de castanho. O design de interiores para a sala de estar mediterrânea se baseia nas características dos países Mediterrâneos como a Itália, a Espanha e a Grécia. Devido ao clima quente e à proximidade com o mar, materiais como pedra natural e cores como o branco e o azul também têm um papel essencial nesse estilo de decoração. Quanto à seleção do mobiliário, aos têxteis e à pintura das paredes se deve levar em conta um estilo de vida muito especial: a Dolce Vita.

Decorar salas de estar pequenas
Decorar salas de estar pequenas pode ser um verdadeiro desafio. Com a abordagem adequada, os metros quadrados não terão qualquer influência sobre o quão acolhedor e confortável a sala de estar será. Como princípio, em salas de estar pequenas, deve ser evitado o uso de um design atrevido e a utilização de cores vibrantes que retiram a sensação de amplitude do espaço. Preferencialmente sugerimos o uso de cores suaves e claras e a seleção de móveis nos mesmos tons do piso ou das paredes, causando uma ilusão ótica que compensará a falta de espaço de uma forma discreta. 
 Fonte e imagens Homify
Se você gostou dessas inspirações de arrancar suspiros, clica aqui que tem muito mais para você conferir!




Se inspire ainda mais

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Gostei muito das dicas...Outra ideia legal também são as placas decorativas em 3d, que são papeis de parede em pvc. As placas decorativas 3d possuem várias vantagens como:
    – Possibilidade de criar efeitos incríveis, adicionando cores e luzes aos painéis;
    – Opção de criar um toque e atmosfera pessoal, utilizando e variando modelos;
    – Modernidade e sofisticação em qualquer ambiente;
    – Tendência com design inovador, paredes com incrível visual 3D, únicos e exclusivos.
    A empresa GOEDE situada em Pomerode, Santa Catarina, possui grande variedade de pisos vinílicos, molduras de poliestireno e também placas decorativas em 3d.
    As placas decorativas GOEDE são confeccionadas em material plástico, não apodrecem e não mofam não proliferam fungos, podem ser instalados em ambientes úmidos e inclusive externos, estão acabados em branco neve, não necessitam de pintura, aceitam pintura caso projeto de decoração, são facilmente instalados com adesivo de contato, são tendências em decoração de interiores, renovam e incrementam o visual de sua decoração.
    Acesse nosso site e confira os modelos disponíveis: http://www.goede.com.br/revestimento-3d-decor.htm

    E parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir