A mesa dos meninos (passo a passo).

0 Comentários
Bom pessoal, eu sou o Marcos, esposo da Carla e agora estamos juntos nessa empreitada do blog e a loja...Hoje é minha estreia da série "passo a passo" do Blog, tentarei usar uma linguagem muito simples e espero que gostem.

Escolhi para minha estreia um item do nosso projeto para o quarto de nossos filhos, resolvi começar pela mesinha onde pudessem fazer lanchinho, brincar de carrinho ou bonecos, estudar, enfim, para uso geral deles.  Por uma questão de proposta aqui em casa, resolvi seguir a linha da reciclagem, acreditamos e vivemos essa proposta, eu e a Carla acreditamos que, um mundo melhor é construímos com pequenas ações e muitos exemplos.
Fui reunindo madeiras que sobravam de caixotes de feira, embalagens de moveis e eletrodomésticos, enfim, madeiras de baixa qualidade que seriam para descarte, olhando para elas, consegui visualizar essa mesa, e decidi por mãos a obra.
Porém, antes quero que tenham os pés no chão, quando falamos em reciclar, produzir sem prática e com ferramentas de estilo Hobby, não podemos pensar em máxima perfeição, esse post, dedico aos Pais, Tios e Avós que tem prazer em construir algo para os seus, pois nada irá acrescentar a marceneiros profissionais, que trabalham em outra realidade.

Antes de como explicar como a mesa foi feita, vou mostrar o "antes" dela já pronta, já para vocês terem uma noção desse projeto...A Carla compartilhou algumas etapas da mesinha lá no instagram, então é interessante que vocês também nos sigam nesse perfil @umlarparaamar, pois algumas coisas só compartilhamos primeiro por lá! :)

Mostramos lá no nosso instagram a mesa montada, mas sem a pintura (segue a gente por lá @umlarparamar)



Para fazer a mesa, utilizei:

- Placa de MDF de 5mm,, tamanho 70x70 cm;
- 16 parafusos para madeira de 5 cm;
- 4 parafusos para MDF de 5cm;
- 02 folhas de Lixa d'água 360;
- Primer para dar o fundo;
- Tinta azul;
- Verniz marítimo vermelho (utilizado nos pés da mesa);
- Verniz e catalizador automotivo para acabamento (utilizado no tampo da mesa);

Ferramental utilizado:

- Furadeira;
- Lixadeira;
- Serra circular;
- Parafusadeira;
- Compressor e pistola de ar;
- lápis;
- Trena;
- Esquadro e nível.


Tirei algumas fotos das ferramentas, tinta, verniz, primer o restante dos materiais vocês vão conferir no passo a passo nas fotos, ok?!



Vamos ao passo a passo:




01- O primeiro passo foi lixar bem a madeira reutilizada para tirar as possíveis imperfeições... 



02- Precisava de algo para tirar como base a altura que a mesa teria, então pensei em algo que já tinha pronto, as cadeiras dos meninos, a altura delas é de 38,5 cm, essa é a altura mínima que eu teria que respeitar para fazer a altura da mesinha.Com a altura já decidida, era a hora de fazer as outras medidas...


03- A altura da mesa terá 41cm e o tampo terá 70x70cm. 



Não se esqueça de lixar o MDF, lixando você estará preparando a peça para receber o fundo... Uma vez as madeiras lixadas, parti para as medidas e cortes.

O esquadro, por mais que seja um trabalho no estilo hobby rs... O esquadro é indispensável, as medidas tem que sair corretas, caso contrário, não teremos um acabamento aceitável.


04- Para o fundo utilizei um Primer universal e a tinta escolhida foi um Azul retrô que escolhemos na paleta de cores da loja de tintas, que foi manipulada.

Reformulando até aqui:

1.Medir as madeiras a serem utilizadas.
2.Cortar todas as madeiras nas medidas corretas, ou seja, os pés e o tampão em MDF de 5mm.
3.Lixar as mesmas, aconselho lixar bastante o MDF, usei uma lixa d'água número 360.
4.Aplicar o fundo e lixar novamente atento as imperfeições que devem ser corrigidas nesse momento.


05- Para aplicação do fundo, no tampo da mesa, eu indico seguir o tempo de secagem entre as demãos que vêm na embalagem do produto, no meu caso achei necessário dar duas demãos de primer...

Após a aplicação do fundo, chegou a hora da pintura, utilizei o compressor para dar o fundo e o acabamento com a tinta, o resultado é muito mais satisfatório do que pintar com um pincel, claro que se não tiver um compressor pode fazer a pintura com um rolinho de tinta.

Com certeza o resultado que você quer nessa faze, foi definida no lixamento após a aplicação do fundo, ao contrário do que muita gente pensa, a tinta não encobre as imperfeições, muito pelo contrário, ela as coloca em destaque, portanto, atenção quando lixar e ao preparar para pintura, não esqueça de tirar todo o pó também, como disse, o seu cuidado no processo será revelado no final rs...

No caso dos pés da mesa, preferi montar a estrutura (sem o tampo) para poder passar o verniz marítimo vermelho, o tempo de secagem segui conforme orientação na embalagem, o resultado dos pés com o verniz foi esse:



(Essa foto também mostramos lá no nosso instagram @umlarparaamar)



Após a secagem das peças, coloquei o tampo e apertei mais um pouco para ficar tudo bem seguro...


Mesa pronta! Bom pessoal, desculpem a ausência de mais fotos hahaha, mas como disse, sou marinheiro de primeira viagem rs...


Mas esta ai, uma mesa feita com muito amor e carinho, politicamente correta, feita com sobra de madeira, sobra de MDF e sobra de tinta rs....Há...os parafusos foram tirados de um armário velho que a Carla me mandou jogar fora, então, ai esta, nossa mesa TOTALMENTE RECICLADA.




Obs.: Repararam que logo abaixo do tampo têm um tipo de compartimento? Pois é, fiz um outro tampo, com uma medida um pouco menor, para que eles pudessem colocar algumas coisas deles ali, gostei do resultado...

Missão cumprida rs...meus filhos felizes, curtindo a mesa nova e a prova de dois levados como podem ver hahahaha!

Próximo projeto – Farei os bancos que serão conjunto com a mesa, aguardem, surpresas. Prometo mais qualidade e é claro, muito mais imagens, afinal, não serei mais um estreante.


Um grande abraço a todos, e espero que se inspirem a tornar sua casa a cada dia mais UM LAR PARA AMAR!





Se inspire ainda mais

Nenhum comentário: