Quarto sem berço: Método Montessoriano.

0 Comentários
Faz um tempo que quero falar aqui no blog sobre o método montessori, acho bastante interessante a maneira como ajuda no desenvolvimento das crianças e eu como mãe sempre estou lendo assuntos voltados para os meus pequenos, no que possa me auxiliar no desenvolvimento e educação deles.

O método montessori foi criado pela médica Maria Montessori em 1907ela também era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativoSeu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

Acessibilidade, independência e autonomia é o que o método montessori defende, a decoração montessoriana faz com que tudo esteja ao alcance e ao campo de visão da criança.

Claro, que esse método têm que ser aplicado dentro dos limites de segurança para o seu filho(ª).



Um colchão no chão ou uma cama auxiliar, quadros na parde, espelho e brinquedos no campo de visão da criança...para que tudo isso? Vou te explicar...

O Quarto montessoriano têm que ser funcional, mas lembre-se, nem pra mim, nem pra você e sim para o seu bebê, esse é o conceito! 

Eu senti na pele o que é limitar o espaço para o meu bebê, quando o marcos júnior nasceu tinha o seu berço, seu cantinho todo lindo e cheiroso, mas me pergunte se ele dormiu uma única vez no seu berço? Tá enganado quem disse sim! Toda noite era a mesma história, fazia ele dormir e levava para o quarto, era ele sentir que estava dentro do berço e já era, gritava, gritava e gritava...e só queria dormir na cama, no meio de mim e do marcos ou no carrinho ao lado da cama...não sou mãe de primeira viagem, também não sou uma expert em filhos, sabe aquela frase "nenhum filho é igual ao outro", "você pode ter dez filhos e os dez serão diferentes" pois é, eu sei bem como é isso. O arthur era um bebê chorão, porém de uma certa maneira "mais calmo", era eu colocá-lo dentro do berço, deixar o dvd da galinha pintadinha rodando que eu podia fazer tudo o que eu queria, claro que com as pausas para amamentá-lo, mas logo ele voltava para o berço e tudo ficava uma maravilha e o Marcos Jr não é assim, ele não vê tv, muito menos dorme o dia todo (o arthur dorme o dia inteiro até hoje e a 22hrs volta a dormir, a noite inteira!) o sono dele dura no máximo 15 minutos e olhe lá, o que resume o meu dia é ficar com ele me rodeando o tempo inteiro choramingando e querendo colo, não é nem um pouco independente como o arthur era, mas não tô aqui para julgá-lo, não quero e nunca quis que ele fosse igual ao irmão, mas percebe que ele é um pequeno explorador, está á todo momento explorando a casa, então, me pergunto e se eu tivesse aplicado esse método ele seria uma criança mais calma?

Não estou aqui para te desencorajar, muito pelo contrário estou aqui para te ajudar a decidir o que é melhor para você e seu filho(ª), não sou a dona da razão, porque todos nós aprendemos errando e esse método montessori possa ser um bom estímulo para o desenvolvimento dos bebês. 

Vou te citar duas blogueiras que aplicaram esse método no quarto de seus filhos e estão satisfeitas com o resultado, a Luíza do Potencial Gestante mostrou o quarto do benjamin no seu blog "aqui" e a Flávia Calina mostrou o quarto da Vitória no seu canal no youtube "aqui"

Quarto do benjamin - blog Potencial Gestante.


Quando falamos sobre decoração, não é porque é tendência ou porque achou legal que você deve sair por aí fazendo tudo o que vê, isso serve pra tudo, viu? Não sou hipócrita, eu adoro tudo relacionado a decoração, mas não vou me desfazer dos meu armários da cozinha para colocar caixotes de feira no lugar, você entende?

Você pode aplicar o método montessoriano em um cantinho aí da sua casa, onde mais você fica com o seu bebê, sabe? Por exemplo, o lugar que eu passo mais tempo os meus meninos é a sala, durante todo o dia eu coloco em um canto da sala um colchão com a caixa de brinquedos e livros, tudo ao alcance deles...acredito eu que isso não deixa de ser o método montessori, não é? rs...



O quarto montessoriano tradicional, contém:

- Colchão no chão ou cama auxiliar: Para estimular o bebê ao acordar explorar o ambiente ao redor, liberdade e independência.

- Espelho: O espelho deve ficar na altura do bebê, para que ele possa se conhecer; 
*Você sabia que estimular o bebê a se olhar no espelho ajuda ele a entender que ele é um só? Pois bebês acham que ele e a mãe são uma coisa só, por isso eles sofrem tanto com a ansiedade da separação!

- Armário de roupas: Com poucas roupas e ao alcance do bebê, para que possa se vestir sozinho (quando tiver idade o suficiente para isso, é claro!) 
*Quando a criança é estimulada a tentar vestir a roupa sozinha, ajuda a desenvolver o seu lado independente.

- Estante baixa: Para guardar os brinquedos, pode ser dentro de caixas, use algumas regras de organização, brincou? Guardou! ;)

- Quadros e objetos de decoração: Devem ser colocados na altura da criança, para que possam ser apreciados.

- Cantinho de leitura: É importante estimular a leitura desde pequeno, deixe alguns livros daqueles com bichinhos de pelúcia que não rasga para ele folhear e conhecer novas texturas, cores e formas.

Alguns quartos montessorianos:





Alguns vídeos de quartos montessorianos:



E sem falar que esse estilo de quarto e decoração é uma economia! rs...




Se inspire ainda mais

Nenhum comentário: