Manual de tintas: saiba o que usar na pintura de móveis e paredes.

0 Comentários
Informações e assuntos relevantes que vão fazer diferença em nossa vida acho importante compartilhar, quando li essa matéria no site do ig achei válido compartilhar com vocês por aqui e acredito que assim como eu, muitas pessoas devem ficar na dúvida de qual tinta escolher para cada coisa, não é verdade?

Matéria original do site IG





"LátexA tinta látex é uma das mais comuns no mercado. Apresenta boa cobertura, é solúvel em água, bastante econômica e seca rapidamente. Outro aspecto interessante é que o produto não apresenta cheiro forte após a aplicação. A desvantagem, entretanto, é não resistir a intempéries. Por isso, o melhor é usá-la em ambientes internos – fazendo a limpeza somente com panos úmidos – e evitar áreas molhadas.
AcrílicaTambém solúvel em água, a tinta acrílica se diferencia do látex por apresentar resinas acrílicas em sua fórmula. Tais compostos dão ao produto elevada impermeabilidade, o que faz ele ser indicado para ambientes externos. Outra vantagem é a facilidade no momento da limpeza. Sua  aplicação deve respeitar, no mínimo, quatro horas entre as demãos. O mercado oferece também opções específicas contra mofo, algas, fungos e bactérias. O ponto negativo? O preço bem maior do que o da tinta látex.
Esmalte sintéticoA tinta esmalte é voltada para trabalhos em metal, vime e madeira. O produto conta com durabilidade média de 10 anos e alto brilho. O aspecto negativo é a necessídade de diluír a tinta em aguarrás (solvente químico de cheiro forte) - lembrando que o produto não sairá da roupa com água. Seu custo é maior do que o das anteriores e, caso não seja bem aplicada na parede, pode apresentar bolhas e até descascar rápido. Outro detalhe que merece atenção é o período de secagem – em média oito horas entre as demãos.
EpóxiA resina epóxi tem como principal característica o fato de ser impermeável. O benefício a torna bastante resistente à umidade e abrasão. Além disso, a facilidade na hora de limpar permite que o produto seja aplicado em banheiros e lavanderias. A tinta (à base de água ou solvente) adere em diferentes superfícies – como porcelanatos, pastilhas e placas cimentícias.
Quanto mais porosa a textura da tinta, maior a quantidade de pó acumulado na parede. Fique ligada
VernizOs vernizes são produtos que formam películas protetoras nas superfícies e trazem um bonito acabamento. É possível encontrar tintas transparentes ou pigmentadas e sintéticas ou à base de água. O cuidado durante a  compra  é com os acabamentos brilhantes, como o verniz marítimo, pois deixam os locais muito escorregadios.
Tipos de acabamento
Os modelos de tintas acima ainda apresentam diferentes tipos de acabamento. Veja as principais características de cada um deles:
- Fosco: é ideal para esconder as imperfeições das superfícies. O acabamento apresenta elevado rendimento e boa durabilidade. O problema é a sujeira, uma vez que a porosidade da tinta facilita o acúmulo de pó.
- Acetinado: é o modelo intermediário na questão de brilho. Confere à parede elegância pelo aspecto suave e geralmente é comercializado em cores intensas.
- Semibrilhante: a tinta já apresenta algum brilho e seu grau de resistência é maior do que os anteriores. O acabamento conta também com mais facilidade de limpeza, no entanto, as imperfeições começam a se tornar evidentes.
- Brilhante: é o modelo que apresenta grande facilidade no quesito limpeza e alta resistência. Apesar disso, qualquer defeito da parede se destaque e a aplicação deve ser feita com cuidado, já que retoques ficam sobressalentes."

Espero que seja útil para vocês, assim como foi pra mim ;)

beijos,
Carla.


Se inspire ainda mais

Nenhum comentário: