Plantas tóxicas & Crianças.

0 Comentários
Aqui em casa todos somos apaixonados por plantas, inclusive o tutuco, quando estamos na rua assim que acha alguma já corre pra pegar e dar de presente aqui para a mamãe e ele sempre me emociona quando fala, olha mamãe uma "pantinha" pra te deixar bonita <3 ounnnnn...

Quando minha vozinha era viva a casa dela mais parecia com a floresta amazônica, tinha tantas plantas e flores que quase não tinha espaço para humanos no quintal, era uma paixão sem fim, isso é quase uma mania de família, minha mãe também ama plantas e flores e claro acabei herdando isso, não era pra menos! 

Além do cuidado e tratamento que devemos dar á elas, também devemos nos preocupar com qual  tipo que colocamos dentro de casa por causa dos nossos pequenos, existe diversos tipos de plantas lindas e exuberantes, mas todo cuidado é pouco, porque hoje quero conversar com vocês sobre plantas tóxicas X crianças.


"Plantas Tóxicas: Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas aplica-se àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação".


Listei as principais plantas que costumamos ter em casa e até para a minha surpresa são tóxicas, então todo cuidado é pouco ou melhor mantenha a planta longe do alcance da criança.
Lembrando que existem diversas plantas tóxicas, mas aqui vou compartilhar as que mais costumamos ter em casa...


1 - Comigo ninguém pode ( como o nome já diz, não pode mesmo, tóxica.)



2- Bico de papagaio ( cores fortes chamam atenção da criançada e essa cor vibrante aí nem se fala, cuidado!)


3- Taioba brava.



4- Copo de leite ( bonitinha mas ordinária, é tóxica, não se deixa enganar.)



5- Coroa de cristo ( muito cristã, as vó adora ter ela em volta da casa ou no quintal, além dos espinhos ela também é tóxica para o seu pequeno.)


6- Mamona. ( queridinha das vovós, também é tóxica).



7- Tinhorão ( bonita, porém fatal).



Tratando de criança, todo cuidado é pouco, em todos os sentidos, sem dúvida. Claro que no caso de intoxicação por qualquer outra coisa corra para o hospital sem pensar duas vezes, mas se a sua calma permitir, o que não é meu caso, aqui está algumas dicas:

O que fazer se uma criança se intoxicar:

- algumas pessoas dizem que provocar o vômito é bom, mas sei lá tenho minhas dúvidas, vai revirar tudo lá dentro né?;
- no caso de intoxicação por qualquer produto, leve a embalagem do produto com você, para o tratamento adequado;
- no caso de ingestão de alguma planta, leve-a junto, para ajudar no diagnóstico.
- em caso de contato com a pele ou olhos, lave-os com água corrente;

No Caso de Intoxicação por Plantas, aja da Seguinte Maneira:

- Retire da boca da criança o que resta da planta, cuidadosamente.
- Enxágüe a boca com água corrente abundante
- Faça a criança ingerir água, leite, clara de ovo.
- Procure um médico
- Guarde a planta para identificação

O procedimento médico dependerá do tipo de substância que provocou a intoxicação. Ele pode variar desde uma simples lavagem da região exposta com água, até procedimentos mais complexos como lavagem gástrica, emprego de antídotos, dentre outras.

Aqui em casa todo o cuidado é pouco, porque temos duas crianças pequenas, o tutuco já têm noção dos perigos, do que pode e não pode, mas o juninho ainda não. Eu tenho algumas plantas aqui no apartamento, tenho flor da fortuna, elas ficam na janela da sala, as suculentas ficam na janela da cozinha, a samambaia fica pendurada no canto da sala e os temperos estão provisoriamente no armário da cozinha.










e aí na sua casa têm plantas e flores? Fica fora dos alcance das crianças? Quais os tipos que têm por aí? Vai me conta...







Se inspire ainda mais

Nenhum comentário: